Notícias

Semana Jurídica vai discutir democracia e inclusão

Série de palestras voltadas para estudantes do Direito será realizada no Memorial Darcy Ribeiro entre os dias 20 e 22 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Democracia e inclusão são os temas que mobilizarão, durante dois dias, pesquisadores da Universidade de Brasília e da Universidade Diego Portales, no Chile, em encontro no Memorial Darcy Ribeiro, conhecido como Beijódromo. Organizada pelo Centro Acadêmico de Direito (CADir), a 17ª edição da Semana Jurídica será realizada da próxima quarta-feira, 20, até sexta-feira, 22. A ideia é promover reflexões entre docentes e estudantes.


Luciana Forgiarini, membro da Comunicação do CADir, afirma que o encontro era realizado no auditório Joaquim Nabuco, no prédio da Faculdade de Direito, mas este ano ocorrerá no Beijódromo em comemoração aos 50 anos da UnB e da própria Faculdade de Direito. “É uma forma de dar mais visibilidade à Semana Jurídica, que é um evento planejado não apenas para estudantes da UnB, mas de outras instituições também”.

Rita Laura Segato, professora do Departamento de Antropologia da UnB, vai participar da primeira mesa de discussões, sobre multiculturalismo, diferença e inclusão. Ela avalia que é fundamental o viés humanista no curso de Direito. “Sempre insisti que a universidade deve formar não apenas especialistas, mas cidadãos. A área de Direito deveria ter um impacto maior em toda a universidade, no sentido de reforçar a consciência em Direitos Humanos e por isso é tão importante eventos como a Semana Jurídica”, afirma. 

Danilo Nolasco, professor do Departamento de Sociologia, também participará do debate e elogia a iniciativa dos alunos de Direito de convidarem professores de outras áreas de estudo para discutir assuntos tão relevantes como a democracia. "O tema que tenho trabalhado é desenvolvimento, que é interligado com a democracia, e o desenvolvimento não é um fim, é o meio. O fim é a realização humana, a liberdade, a capacidade progressiva de auto-expressão. Esse encontro será uma boa oportunidade de troca de ideias", afirma. 

As inscrições para a Semana Jurídica, no valor de R$ 20,00, ainda estão abertas. Confira aqui a programação do evento.